Na Estante · Na Vitrola

3 livros, 3 músicas

Estou adiando essa postagem há taaanto tempo, meu Deus! Eu sempre prometo pra mim mesma que irei escrever alguma coisa aqui, mas acaba que nunca dá certo (ou não tenho tempo, ou estou sem ideias, ou com preguiça).

Hum, eu pensei bastante e achei que seria mais-ou-menos legal responder essa tag que eu vi em algum lugar, há muito tempo, e consiste em escolher algumas músicas que combinem (ou lembrem) com livros que você tenha lido. A princípio eu iria mostrar 5 livros, mas não consegui tirar fotos de todos, então vou fazer só com 3.

The Catcher in the Rye – Time (Pink Floyd)

SAMSUNG CAMERA PICTURESAntes de tudo: AI MEU DEUS EU AINDA NÃO ACREDITO QUE EU TENHO A VERSÃO EM INGLÊS DE UM DOS LIVROS MAIS FUCKING INCRÍVEIS DA FACE DA TERRA! Pronto.

Eu escolhi Time para casar com The Catcher in The Rye (ou, O Apanhador no Campo de Centeio, como você preferir) por dois motivos: primeiro, porque boa parte desse livro eu li ouvindo essa música (e todas as outras do dark side of the moon); segundo, porque a letra dessa música fala sobre a passagem do tempo, o desperdício do mesmo e essa coisa do “somos tão jovens, temos nosso próprio tempo” (beijos, Renato). Ou seja, tem bastante relação com a história de Holden Caulfield e suas indecisões sobre o que fazer da vida.

Laranja Mecânica – Helter Skelter (Beatles)

SAMSUNG CAMERA PICTURESHelter Skelter sempre me remete à confusão, patifaria, violência (nem tanto pela letra, mas pela melodia pesada mesmo), então acho que seria um ótima trilha sonora para Laranja Mecânica. Até consigo imaginar Alex e seus drugues cometendo vários crimes ao som dessa música…

Admirável Mundo Novo – Chained to the Rhythm (Katy Perry)

Eu não sou muito fã do cenário pop atual, mas esse último lançamento da Katy me chamou bastante a atenção. Sério, precisamos de mais canções como essa! Quem disse que hits dançantes não podem conter críticas pesadas por trás das letras? Bem, a Katy mostrou que é possível sim juntar as duas coisas, e eu achei isso incrível. Quando ouvi (e assisti o videoclipe) de Chained to the Rhythm pela primeira vez, notei as referências à Admirável Mundo Novo. Sendo propositais ou não, elas estão lá. Tá aí o motivo da minha escolha.

Bom, acho que por hora é isso. Prometo não demorar tanto pra postar novamente 🙂

Não irei indicar nenhum blog para responder essa tag, maaaas se alguém quiser, sinta-se a vontade (e me avise, pois eu quero muito saber suas respostas 🙂

Obrigado por tudo!

 

7 comentários em “3 livros, 3 músicas

  1. Primeiramente, que capa incrível dessa sua edição de The Catcher in the Rye!!
    Segundamente, acho que as músicas do Dark Side of The Moon seriam perfeitas para acompanhar todos os três livros, mas Time dá um toque realmente especial ao Salinger (acabei de testar, fiquei curioso :P).
    Terceiramente, Helter Skelter caiu como um copo de Moloko para as andanças do Alex!
    Finalmente, esse post tá genial, Fernanda! Tenho que admitir que foi inusitado ouvir Katy Perry e perceber um paralelo com Admirável Mundo Novo, vivendo e aprendendo (:

      1. Yep, versátil é uma excelente palavra para defini-lo. Normalmente, ler é mais dinâmico com música instrumental (o álbum The Endless River cai como uma luva aqui) já que acabo sempre cantando junto com a música e me perdendo todo na leitura, mas nunca aconteceu isso com Dark Side. É basicamente a trilha sonora para uma vida toda, acompanhando tudo o que acontece nesse meio tempo sem problemas. ^^

  2. Nanda, eu estava com saudade do seu blog. ❤ pode postar muito hehe!
    Ah, acho que essa música dos Beatles combina direitinho com Laranja Mecânica, livro que, por sinal, é um dos meus preferidos e que conheci graças ao seu blog (BOM DEMAIS, já tô com saudade!).
    Essa música da Katy é muito boa, e eu também notei essas críticas dela, mesmo ainda não tendo lido Admirável Mundo Novo.
    Gostei muito da tag, e até deixei o post salvo para responder lá no meu blog 🙂
    Beijos :*

    1. Estou imensamente feliz por tua presença aqui! Sempre passo no teu blog, nem sempre consigo comentar por conta da correria, mas sempre tô de olho haha Como é bom saber que Laranja Mecânica se tornou um dos seus fav’s, e melhor ainda: saber que conheceu por aqui! Isso me deixa muito feliz, Lu! Eu acredito muito que os livros mudam as pessoas, e é o maior prazer da minha vida falar sobre eles ❤
      Se um dia você ler Admirável Mundo Novo, venha comentar comigo! É um livro SENSACIONAL, assim como a música da Katy… acredito que você irá gostar dele 😉
      Ficarei muito grata se você responder a Tag… curiosa para ver as músicas e os livros que você irá indicar 🙂
      Meu coração está em festa… obrigada pela sua visita!
      Beijos e um abraço :*

Comente sobre isto!

