Beatlemania · Na Estante

minhas biografias dos Beatles

Cá estou eu pra falar de duas coisas que amo: beatles e livros! Já faz tempo que quero compartilhar aqui meu modesto acervo de biografias sobre a banda, então, sem mais delongas, aqui vai:

p.s.: coloquei em ordem cronológica de aquisição.

Love me Do – 50 momentos marcantes dos Beatles (Paolo Hewitt): Essa foi a biografia que iniciou minha coleção, portanto tenho um carinho muito especial por ela. Nesse livro está um compilado de 50 momentos memoráveis da carreira dos Beatles, desde a infância na Liverpool pós-guerra até a reunião dos membros remanescentes da banda na década de 90. O toque especial são as fotografias (não muito divulgadas) em preto e branco.Paul McCartney – Uma Vida (Peter Ames Carlin): Com base em anos de pesquisa e entrevistas com pessoas próximas, o autor revela inúmeras faces de Paul McCartney: como pai, como esposo, como músico solo e, claro, como beatle.

As Cartas de John Lennon (Hunter Davies): Esse livro não é bem uma biografia, mas sim uma compilação de mais de 280 cartas que John Lennon escreveu ao longo da vida. Cada carta é precedida de uma introdução, explicando como, por que e quando ele a escreveu. Além disso, as cartas são apresentadas em sua forma original seguidas de uma tradução bem crua.

Man on the Run – Paul McCartney nos anos 1970 (Tom Doyle): Mais uma biografia do Paul, só que essa é focada na fase pós- beatles; A formação da banda Wings e as tours pelo mundo, o casamento com Linda Eastman, o processo contra os beatles…são algumas das questões apresentadas neste livro.

The Beatles – a banda que revolucionou a história do rock: Essa é uma daquelas revistinhas de banca de jornal, que traz a história da banda de forma bem resumida, mas eu gosto bastante dela pelo fato de possuir várias fotografias coloridas.

FAB – A Intimidade de Paul McCartney (Howard Sounes): Nesta biografia não-autorizada resultante de mais de 200 entrevistas, o autor apresenta informações minuciosas acerca da vida de Paul McCartney. É uma biografia bem grande (700 páginas) e provavelmente a mais detalhada e abrangente já escrita sobre o beatle.

The Beatles – Antologia: Essa é a biografia mais especial (e mais pesada haha) que eu possuo, por motivos de: foi elaborada pelos próprios beatles! Ao longo das páginas nós temos diversas fotografias inéditas, documentos do arquivo pessoal dos beatles, entrevistas e detalhes nunca antes divulgados. É um prato cheio pra quem gosta dos garotos de Liverpool! Mostrei mais detalhes desse livro aqui: 

O Jovem Lennon (Jordi Sierra i Fabra): O Jovem Lennon é um dos livros mais lindos que eu já li. Ele nos apresenta uma fase pouco comentada da vida de John Lennon- a adolescência- em forma de romance! O primeiro contato com a música, o relascionamento conturbado com a mãe Julia, a convivência com tia Mimi, a formação da banda The Quarrymen…o primeiro encontro com Paul McCartney…tudo narrado de uma forma muito tocante.

O Diário dos Beatles (Barry Miles): Aqui nós temos, na forma mais literal possível, o dia a dia dos beatles. Uma cronologia rigorosa dos shows, locais das apresentações, datas importantes na carreira da banda, entrevistas e declarações. O autor, Barry Miles, fazia parte do círculo intimo dos beatles e isso torna o livro ainda mais interessante, pois contém detalhes que só alguém muito próximo poderia revelar.

Estou com esse post na mente há tanto tempo, que me sinto aliviada de finalmente o ter feito haha Minha coleção é pequena, levando em conta as centenas de biografias que já foram publicadas sobre os beatles, mas eu pretendo ir aumentando ela aos pouquinhos (principalmente com livros que falem sobre o George e o Ringo, que infelizmente são muito difíceis de encontrar)

Bom, se alguém aí também for fã de beatles, por favor se manifeste. Vamos bater um papo! É sempre bom falar sobre eles (:

Obrigado por tudo, pessoal!

 

 

 

 

9 comentários em “minhas biografias dos Beatles

  1. Boa noite. Peços desculpas pelo incômodo, mas solicito exclusão do meu mail. Estava procurando livros e acabei no seu blog. Por se tratar de livros me vinculei a ele, mas vejo q nossos interesses divergem. Ja tentei desvincular-me sem sucesso. Obrigado. Prof. Zallas Avlys Emanuel Pascelles

Comente sobre isto!

